PROJETOS DE PESQUISA

Toda conjectura científica é refutável;
toda indagação filosófica está aberta ao questionamento.

A pesquisa é constantemente um projeto que se questiona,
se testa, se reescreve, se aprimora.


Abaixo, os projetos de pesquisa em andamento:

Biblioteca Python para pesquisa linguística em rede social digital: Twitter

Projeto nascido pelas necessidades de pesquisa do grupo e-Lang IEL/Unicamp, para coleta e análise de dados a partir das API REST e STREAM do Twitter. Tem por objetivo produzir dados geolocalizados, realizar buscas e interações em tempo real com as possibilidades oferecidas pelo Twitter, utilizando a linguagem Python

Corpo-consciência na fenomenologia de Merleau-Ponty

A partir de 2010, iniciei os estudos mais aprofundados sobre a Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. Atualmente minha indagação segue sobre o corpo-consciência e a constituição de suas ontologias reflexiva e pré-reflexiva, com o título acima. Nessa indagação, busco dialogar com Merleau-Ponty e pensadores/terapeutas que fizeram o caminho inverso, o da consciência-corpo, como na psicanálise de Reich.
Os diversos trabalhos, uma vez concluídos, são regularmente apresentados nos Encontros bianuais da ANPOF.

Corpo, sexo e gênero

Desde 2007, a temática da educação e sexualidade passou a fazer parte da minha investigação, a partir de um convite para uma conferência sobre "O ser humano como categoria fundamental da educação sexual". Acompanhando as evoluções da neurociência, da psicologia, da psicanálise, da sociologia e da antropologia filosófica, minha reflexão foi amadurecendo numa direção filosófica e didática, pois, como era esperado, esses avanços colidiram com costumes culturais sobre sexualidade e gênero. Atualmete, esse projeto vem sintetizar minha vivência com educadores, alunos e famílias que buscam uma compreensão e uma convivência tolerante com as diferenças e novas perspectivas.

Address

Rua Rio Branco, 1780 - Vila Teixeira - Salto - SP - CEP 13320-271

Contact

Follow

  • Preto Ícone YouTube

©2018 by Vânia Gomes. Proudly created with Wix.com